2016-08-02

Crónica do Pássaro de Corda (p.34)

Haruki Murakami
The Wind-Up Bird Chronicle (ねじまき鳥クロニクル Nejimakitori Kuronikuru) (1994)
(trad. Maria João Lourenço)


"Só depois de me ter casado é que me dei conta de que era um ser humano que habitava a Terra, o terceiro planeta a contar do Sol. Eu vivia na Terra, a Terra girava à volta do Sol, e à volta da Terra girava a Lua. E isso, quer eu gostasse quer não, continuaria a ser eternamente assim (ou, em todo o caso, um tempo que, à escala da minha vida, me parecia a eternidade). (...) Antes de sermos casados, mal dava pela passagem das fases da Lua. Poderia, quando muito, levantar os olhos para o céu e reparar na Lua, mas nunca me interrogara sobre as fases que a Lua tinha. Depois do meu casamento, parecia que a forma da Lua nunca me saía da cabeça."

Sem comentários: