2014-06-16

Kim (p.148-149)

Rudyard Kipling
Kim (1901)
(trad. Monteiro Lobato)


"- Que sou eu afinal de contas? Muçulmano, hindu, jain ou budista? Aí está uma bela encrenca...
- Você não passa de um herege e por isso irá para o inferno. Parece que é assim que diz a minha lei. Mas também é o meu Amiguinho de Toda a Gente, de quem eu muito gosto. É o que diz o meu coração. Isto de crenças é como os cavalos. O homem esperto sabe que todos os cavalos são bons, porque todos podem dar lucro; e eu acho que é o mesmo com todas as religiões. Uma égua de Kattiawar, tirada dos nativos, nada vale em Bengala, do mesmo modo que um garanhão de Balka e (não há tão bons) nada vale nos desertos do Norte diante dos camelos que lá vi. Por isso digo em meu coração que os credos são como os cavalos. Cada qual vale no seu próprio país."

Sem comentários: