2014-06-09

Kim (p.99)

Rudyard Kipling
Kim (1901)
(trad. Monteiro Lobato)


"(...) O pecado foi meu e a mim deve caber a punição. Convenci-me e agora vejo que era ilusão, de que esse menino fosse enviado para me ajudar na Procura. E o meu coração foi-se para ele, arrastado pela caridade, pela sua cortesia e pela sabedoria dos seus verdes anos. Mas os seguidores do Caminho não devem permitir que se acenda o fogo de nenhum desejo, ou afeição, porque tudo é ilusão - e fez três citações chinesas. - Eu afastei-me do Caminho, meu chela. A culpa não foi tua. Deleitei-me com a visão da vida, das gentes pelas estradas e da tua infantil alegria diante de todas as coisas. Enlevei-me em ti, eu que devia pensar na Procura. Agora, tomo-me de aflição porque te vejo arrancado de mim e o Rio ainda está longe. Assim o quer a Lei que infringi..."

Sem comentários: