2016-05-18

Jonathan: E a Montanha Cantará para Ti

Cosey
Et la Montagne Chantera pour Toi (1976)
(trad. Sara Moreira)


O segundo livro da colecção Jonathan foi uma verdadeira descoberta para mim.
Desde logo por se tratar de uma história até aqui inédita em Portugal, e por isso, que ainda não tinha lido.
Depois, porque mais uma vez a sensibilidade da série, do autor, da personagem, me prenderam a atenção. Trata-se de uma história acerca de amizades improváveis e do seu poder redentor.
Se, nos desenhos, a procura por uma unidade gráfica das pranchas recorre a um emolduramento decorativo que lhes retira alguma fluidez e confina os horizontes, a organização das vinhetas continua a conferir-lhe grande dinamismo.
Uma última nota: não deixo de ver a imagem do avião despenhado na neve como uma referência ao Tintin no Tibete, de Hergé, outra história sobre o poder da amizade...

Jonathan: Saïcha!
Jonathan: Mataste a pessoa que eu mais amava neste mundo! E agora... Salvas-me a vida!...
Yu: Desculpa...
(...)
Jonathan: O teu sacrifício não foi em vão, Yu. Agora, o meu desejo de vingança desapareceu.

Sem comentários: