2015-04-16

A Vida e Opiniões de Tristram Shandy (p.62-63)

Laurence Sterne
The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gent. (1759-1761)
(trad. Manuel Portela)


"Bem sei que há leitores no mundo, assim como muitas outras pessoas nele existentes que não são leitores,- que não se sentem à vontade, a menos que fiquem logo cientes do segredo, duma ponta à outra, de tudo aquilo que disser respeito a alguém. É apenas para satisfazer estes seus humores, e por um certo provincianismo da minha natureza em não querer desapontar ninguém, que já me meti em todos estes pormenores. Como é provável que a minha vida e opiniões venham a dar que falar no mundo, e, se conjecturo bem, irão atingir todas as ordens, profissões e congregações de homens,- e não serão menos lidas que o próprio Pilgrim's Progress (9)- e, por fim, hão-de tornar-se naquilo que Montaigne (10) mais temia que os seus ensaios se tornassem, isto é, num livro para enfeitar o parapeito da janela da sala de estar; (...)"

(9) Alegoria puritana de John Bunyan (1628-1684), publicada pela primeira vez em 1678, e que se tornou um dos livros mais populares na Grã-Bretanha, logo a seguir à Bíblia.
(10) Diz Montaigne, no ensaio acerca da poesia de Virgílio, Essais, III, V: "Aborrece-me que os meus Ensaios sirvam às senhoras apenas para enfeitar os móveis."

Sem comentários: