2014-11-04

Palmeiras Bravas | Rio Velho (p.217)

William Faulkner
Wild Palms * The Old Man (1939)
(trad. Jorge de Sena e Ana Maria Chaves)


"(...) viu-a pegar num pedaço de qualquer coisa, algures entre a seda e a serapilheira, saído não sabia de onde, ela própria não sabendo até a precisão ter chegado, como talvez nenhuma mulher o soubesse (só que nenhuma mulher teria mostrado estranheza) e ficou a observá-la a dar banho ao bébé com uma curiosidade e um interesse tão primários que logo se tornaram em perplexa incredulidade, a ponto de se levantar e ir para o pé deles, para ver de perto aquela criaturinha da cor do barro e que não se parecia com coisa nenhuma, ao mesmo tempo que pensava, Sim senhor, com que então foi isto que me arrancou à força de tudo o que eu sempre conheci, e de onde não queria sair, e me atirou para o meio de um elemento que eu sempre receei desde que nasci, para acabar agora num lugar que nunca vi e que eu nem sei onde fica."

Sem comentários: