2014-11-29

Por Favor Rebobine

Michel Gondry
Be Kind Rewind (2008)

Estava eu a preparar-me psicologicamente (a fazer zapping na tv) para ir estender a roupa, quando me ligou o meu irmão mais velho. Que tinha estado a ver um bocado de um filme que tinha acabado de passar num dos inúmeros canais a que agora tenho acesso e que me aconselhava a vê-lo, que achava que eu ia gostar.
Disse-lhe que teria de ver se conseguia arranjar tempo para isso, e fui estender a roupa. Mas fiquei a pensar, ele ligou de propósito para aconselhar o filme, e a minha curiosidade aumentou...
Estendida a roupa, e vendo as filhas entretidas no(s) computador(es), e havendo ainda algum tempo livre até à hora do jantar, resolvi dedicá-lo à satisfação dessa curiosidade e seguir o conselho do mano mais velho.
E embora tenha tido que interromper a sessão para ir jantar, vi o filme até ao fim logo a seguir, e não há dúvida que foi de encontro aos meus gostos. Um humor terno, uma comédia optimista em elogio ao cinema - com ecos de um Ed Wood - e uma realização que realça o valor da criatividade.

"Jerry: How come you never got married Mr. Fletcher?
Elroy Fletcher: Well, the common story is, the girl that you's gon' ask you waited too long to ask. She went on to marry somebody else and then you can't find anybody to compare to her, so what happens?... You get old."

Sem comentários: