2014-04-30

Drowning by Numbers - Banda Sonora

Michael Nyman
Drowning by Numbers (1988)

Uma das bandas sonoras que Michael Nyman compôs para filmes de Peter Greenaway, esta baseada na peça Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra em Mi Bemol Maior, K.364, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Sugiro aqui a audição completa do álbum, bem como a peça de Mozart que serviu de inspiração.

01: Trysting Fields; 02: Sheep and Tides; 03: Great Death Game; 04: Drowning by Number ; 05: Wheelbarrow Walk; 06: Dead Man's Catch; 07: Drowning by Number 2; 08: Bees in Trees; 09: Fish Beach; 10: Wedding Tango; 11: Crematorium Conspiracy; 12: Knowing the Ropes; 13: Endgame
Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra em Mi Bemol Maior, K.364: 01: Allegro Maestoso; 02: Andante; 03: Presto



Editado em 2020.10.18: substituído o video 3NRzj0JZk9M pela lista OLAK5uy_nEwFn7bGkh5J8eIZ9n1ibmPsHcPznyuME

As Aventuras de Tom Sawyer (p.82)

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer (1876)
(trad. Maria João Freire de Andrade)


"(...) o coração elástico da juventude não se consegue manter melancólico durante muito tempo. (...)"

A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.49)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"Sei movimentar-me fora de casa, também aprendi a lidar com quem me cumprimenta: medem-se o sorriso, os gestos de surpresa, a alegria ou a cortesia observando sorrisos, gestos e cortesias dos outros. Experimentei com os condóminos, no elevador. Isto demonstra que a vida social é só simulação, disse eu à Carla, que me felicitava. Ela diz que esta história me está a tornar cínico. Que remédio, se não começamos a pensar que tudo não passa de uma comédia, mais vale suicidarmo-nos."

2014-04-29

As Aventuras de Tom Sawyer (p.80)

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer (1876)
(trad. Maria João Freire de Andrade)


"(...) ela teve de esconder a sua dor e calar o seu coração partido, e pegar na cruz de uma tarde longa e angustiante sem ninguém para além de estranhos com os quais não poderia desabafar toda a sua tristeza."

Golden Brown

The Stranglers
in La Folie (1981)

Esta música sempre despertou em mim "um não sei quê" que me leva "não sei onde"...
Leva-me também a um tempo que já lá vai e a aventuras que ainda podem vir...

09: Golden Brown

A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.41)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"(...) o pianista procede da mesma forma: toca uma nota e já prepara os dedos para carregar na tecla que virá a seguir. Sem as primeiras notas, não chegamos às últimas, desafinamos, e aí chegamos das primeiras até às últimas se dentro de nós já existir de alguma forma a canção completa. Eu já não sei a canção completa. Sou... como um pau a arder. O pau arde, mas não tem consciência do tempo em que era um tronco intacto, nem tem como saber o que era, e quando começou a arder. Por isso, consome-se, simplesmente. Eu vivo em perda total."

2014-04-28

As Aventuras de Tom Sawyer (p.44-45)

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer (1876)
(trad. Maria João Freire de Andrade)


"(...) Mas quando viu aquela pequena recém-chegada, a sua alma encheu-se de imediato de felicidade. No momemnto seguinte estava a «exibir-se» o melhor que lhe era possível - a acotovelar rapazes, a puxar cabelos, a fazer caretas, numa palavra a usar todas aquelas artes que lhe pareciam capazes de fascinar uma rapariga e conquistarem o seu aplauso. Só uma coisa lhe perturbava a alegria - a lembrança da sua humilhação no jardim daquele anjo; e aquela recordação de areia estava a desaparecer rapidamente sob as ondas da felicidade que agora se abatiam sobre ele. (...)"

The Ambient Collection

Art of Noise compilado e remisturado por Youth
The Ambient Collection (1990)

As versões ambientais das músicas dos Art of Noise. Ao contrário do que o nome do grupo sugere, a música que se segue é muito calma, de uma beleza inspiradora.
Para mim, pelo menos, é.

01: Opus 4; 02: Opus for 4; 03: Nothing Was Going to Stop Them Then, Anyway; 04: Crusoe; 05: Island; 06: Camilla; 07: Ode to Don Jose; 08: Counterpoint; 09: Roundabout 727/Ransom in the Sand; 10: Eye of a Needle; 11: Robinson Crusoe; 12: A Nation Rejects; 13: Art of Love (7" Edition)


Calvin & Hobbes (p.108)

Bill Watterson
Calvin and Hobbes (1987)
(trad. Helena Gubernatis)


Podermos fazer o que queremos fazer.

A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.35)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"(...) Sou um génio estéril, dizias, neste mundo ou se lê ou se escreve, os escritores escrevem por desprezo pelos colegas, para terem de vez em quando alguma coisa de jeito para ler."

2014-04-27

Amélie - Banda Sonora

Yann Tiersen
Amélie (2001)

Esta é dedicada ao meu Pai, que partiu há seis anos.
A excelente banda sonora do filme que mais o encantou nos últimos anos da sua vida, e que viu uma quantidade de vezes...

01: J'y Suis Jamais Allé; 02: Les Jours Tristes; 03: La Valse d'Amélie; 04: Comptine d'un Autre Été : L'Après-midi; 05: La Noyée; 06: L'Autre Valse d'Amélie; 07: Guilty; 08: À Quai; 09: Le Moulin; 10: Pas si Simple; 11: La Valse d'Amélie" (Orchestral version); 12: La Valse des Vieux Os; 13: La Dispute; 14: Si Tu n'Étais pas Là; 15: Soir de Fête; 16: La Redécouverte; 17: Sur le Fil; 18: Le Banquet; 19: La Valse d'Amélie" (Piano version); 20: La Valse des Monstres; 21: The Child; 22: Up Above My Head

Monstros: A Universidade

Dan Scanlon
Monster University (2013, Pixar)

"Sulley: Eu sou assustador, Mike, mas muitas vezes sou eu quem tem medo.
Mike Wazowski: Porque é que não me disseste isso antes, Sulley?
Sulley: Porque... antes não eramos amigos."

Serão de cinema em casa ontem à noite, com luzes apagadas, pipocas (salgadas) e tudo (!), para ver um filme com a mais nova... A mais velha já não quis alinhar, preferiu ficar no computador a fazer mil coisas em simultâneo, mas não dispensou as pipocas! ;-)
O filme escolhido, uma animação da Pixar, sobre o nascimento de uma grande amizade e a descoberta dos talentos próprios de cada um.

Spirou: O Gorila

Franquin
Le Gorille a Bonne Mine (1956)
(trad. Catarina Labey)


Desde novo, quando li esta história pela primeira vez (na edição da Arcádia), achei o princípio muito inspirador:
"Ao fim da tarde, as ruas das cidades enchem-se de pessoas indiferentes e melancólicas... Caminham curvadas e com o olhar cansado pela rotina...
Contudo, às vezes surge alguém diferente...
- Desculpe!
Estas passadas enérgicas, este olhar brilhante e inteligente não enganam: este rapaz tem uma ideia sensacional!"
Muitas vezes me lembrei e até revi nesta imagem, neste espírito...
Uma história do grande mestre da banda desenhada (belga e não só), André Franquin (1924-1997)!


As Aventuras de Tom Sawyer (p.26-27)

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer (1876)
(trad. Maria João Freire de Andrade)


"(...) afinal, a vida não era assim tão enganadora. Sem o saber, descobrira uma das principais leis pela qual se rege a espécie humana. Especificamente, que para se conseguir que um homem ou um rapaz cobicem uma coisa basta apenas tornar essa coisa difícil de obter. Se ele fosse um filosofo grande e sábio, como o autor desta obra, teria naquele momento compreendido que o trabalho consiste naquilo que o corpo é obrigado a fazer, e que a brincadeira e o prazer consistem em tudo aquilo que não se tem de fazer. (...)"

Calvin & Hobbes (p.95)

Bill Watterson
Calvin and Hobbes (1987)
(trad. Helena Gubernatis)


Conquistar o nosso lugar sendo aquilo que somos!

A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.34)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"- Estás a dizer-me que já não vives no tempo. Nós somos o tempo em que vivemos. Gostavas muito das páginas de Santo Agostinho sobre o tempo. Sempre disseste que foi o mais inteligente dos homens que jamais viveu. Ensina-nos muitas coisas também a nós, psicólogos de hoje. Nós vivemos nos três momentos da espera, da atenção e da memória, e cada um deles não pode passar sem o outro. Não consegues rumar para o futuro, porque perdeste o teu passado. (...)"

2014-04-26

Flores do campo

O Passeio Pedestre da Liberdade foi o pretexto para fotografar as flores que fui encontrando nos campos que percorremos.
Pequenos pormenores que muitas vezes passam despercebidos e que apenas pedem um olhar atento, mesmo que apressado, para revelarem parte do seu encanto.








As Aventuras de Tom Sawyer (p.15)

Mark Twain
The Adventures of Tom Sawyer (1876)
(trad. Maria João Freire de Andrade)


"(...) já se esquecera de todos aqueles problemas. Não porque esses fossem menores ou menos amargos para ele do que os de um homem o são para um homem, mas porque naquele momento um interesse novo e intenso os afastou do seu espírito: do mesmo modo como os infortúnios dos homens são esquecidos no entusiasmo de novos empreendimentos. (...)"

With or Without You

U2
in The Joshua Tree (1987)

"(...)
With or without you
With or without you
I can't live
With or without you

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

My hands are tied, my body bruised
She's got me with
Nothing to win and
Nothing left to lose
(...)"

03: With or Without You (Boston, 2001)

Calvin & Hobbes (p.88)

Bill Watterson
Calvin and Hobbes (1987)
(trad. Helena Gubernatis)


Por vezes, temos medo daquilo que podemos ser!


A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.33)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"- Sim, para saltar é preciso dar um impulso para a frente, mas para o fazer é preciso tomar balanço, portanto, é preciso voltar para trás. Se não se volta para trás, não se vai para a frente. Pois bem, tenho a sensação de que, para dizer o que faço depois, preciso de ter muitas ideias sobre aquilo que fazia antes. (...)"

2014-04-25

Ardalén

Miguelanxo Prado
Ardalén (2013)
(trad. Maria José Magalhães e Ricardo Pereira)


Uma história de memórias cruzadas: uma mulher recém divorciada procura as memórias de um avô de quem pouco sabe e encontra um homem velho que absorve as memórias de pessoas já desaparecidas trazidas pelo vento - o Ardalén, reconstruindo memórias em conjunto.
A um texto em tom poético juntam-se belíssimos desenhos com cores densas, num todo de grande beleza.

Clicar nas imagens para ver em maior dimensão

Grândola, Vila Morena

Zeca Afonso
in Cantigas do Maio (1971)

Hoje não posso deixar de sugerir esta música, escolhida (quase por acaso) para dar o (segundo) sinal do início da Revolução dos Cravos.
Homenagem à liberdade e à democracia, às quais nem sempre sabemos dar o devido valor.

05: Grândola, Vila Morena

Calvin & Hobbes (p.46)

Bill Watterson
Calvin and Hobbes (1987)
(trad. Helena Gubernatis)


Sei o que isto é...
As entranhas a atrapalharem a compostura,
a língua a enrolar as palavras,
e um turbilhão a baralhar as ideias...
O coração a bater tão forte que a cabeça fica vazia...



A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.32)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"(...) Dizem que os gatos, quando caem da janela e batem com o nariz, deixam de sentir os cheiros e, como vivem do olfacto, já não sabem reconhecer as coisas. Sou um gato que bateu com o nariz. Vejo coisas, percebo do que se trata, claro, lá ao fundo umas lojas, aqui uma bicicleta a passar, ali umas árvores, mas não... não as sinto em mim, é como se tentasse vestir o casaco de outra pessoa."