2015-01-07

O Hobbit (p.241)

J.R.R. Tolkien
The Hobbit (1937)
(trad. Fernanda Pinto Rodrigues)


"- Adeus, bom ladrão - murmurou. - Parto agora para as mansões de espera, para me sentar ao lado dos meus antepassados, até que o mundo seja renovado. Como vou deixar todo o ouro e toda a prata, e parto para onde ele tem pouco valor, desejo separar-me de vós com amizade e retirar as minhas palavras e os meus actos junto à porta.
Bilbo apoiou-se num joelho, cheio de mágoa.
- Adeus, rei debaixo da montanha! Cruel aventura é esta, se tem de terminar assim; e nem uma montanha de ouro pode remediar tal facto. No entanto, sinto-me grato por ter compartilhado os vossos perigos, o que foi mais do que qualquer Baggins merece.
- Não! - protestou Thorin. - Há mais de bom em vós do que sabeis, filho do generoso Ocidente. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na devida quantidade. Se mais de nós apreciássemos comida, alegria e canções acima de ouro entesourado, o mundo seria mais alegre. Mas triste ou alegre tenho de deixá-lo agora. Adeus!"

Sem comentários: