2014-05-24

A Misteriosa Chama da Rainha Loana (p.229-230)

Umberto Eco
La Misteriosa Flamma Della Regina Loana (2004)
(trad. Simonetta Neto)


"Não é credível que Mario tivesse intenções maliciosas, especialmente num momento daqueles. Mas Gemmy, como todas as heroínas de banda desenhada, estava vestida com uma túnica macia, uma espécie de peplo, que deixava a descoberto os ombros, os braços e parte do peito. Tal como documentavam os quatro quadradinhos dedicados à fuga e ao salto perigoso, é sabido, os peplos, em especial quando sedosos, levantam-se primeiro acima do tornozelo, depois acima da barriga da perna, e se uma mulher estiver agarrada ao pescoço de um Vanguardista e estiver com medo, esse agarrar só se pode transformar num abraço espasmódico, com a face dela, certamente perfumada, contra a nuca transpirada dele. Assim sendo, no quarto quadradinho Mario agarrava-se a um ramo da eufórbia, preocupado tão-só em não cair nas mãos do inimigo, mas Gemmy, já segura, abandonava-se e, como se a saia tivesse uma racha, a perna esquerda estendia-se já nua até ao joelho, deixando a descoberto a bela barriga da perna, que um salto fino tornava mais elegante e esbelta, enquanto que da perna direita se via apenas o tornozelo - mas como, provocatoriamente, esta se levantava em ângulo recto para a coxa estendida, o vestido (talvez pelo efeito do vento quente das ambas) aderia humidamente ao seu corpo, de forma a tornar evidente tanto a curva das nádegas como os contornos de toda a perna. É impensável que o desenhador não tivesse consciência do efeito erótico que estava a criar, e certamente ter-se-á inspirado nalguns modelos cinematográficos, ou mesmo nas mulheres de Gordon, sempre cingidas em vestidos muito justos cravejados de pedras preciosas."

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